Páginas

sábado, 5 de janeiro de 2013

Jogos Vorazes - Suzanne Collins




Detalhes do Livro:
Nome original: Hunger Games.
Tradução: Jogos Vorazes
AutorSuzanne Collins
Lançamento: Original: 2008.                       
                      Em português: 2010. 
Páginas: Versão original: 374.                
               Versão em português: 400.
Acima, capa original. A versão lida foi em português que possui a mesma arte na capa, apenas com o título traduzido.


Após quase um mês sem um computador funcional e um terrível surto de preguiça, Mariana me ultrapassou! Hora de recuperar o tempo perdido. Tenho cerca de 10 livros lidos desde então e preciso me apressar...
Jogos Vorazes, primeiro livro da série Jogos Vorazes, escrito pro Suzanne Collins, contada pelo ponto de vista da personagem principal Katniss Everdeen, onde ela se oferece para participar dos chamados Jogos Vorazes no lugar de sua irmã, Prim, que foi a sorteada deste ano.
Antes de começar, sempre vejo pessoas resenhando esse livro e comparando com Battle Royale, um livro japonês de 1999 de Koushun Takami, depois transformado em manga em 2000, pelo mesmo autor, e, por fim, em dois filmes. Eu nunca tive nenhum contato com qualquer adaptação de Battle Royale, entretanto sei a premissa, crianças se matando em programa sancionado pelo governo. Enquanto se parece bastante com o plot de Jogos Vorazes, não é como se isso fosse a história mais original do mundo. De qualquer forma, como nunca li, irei me abster de tais comentários. Também nunca vi a adaptação em filme deste livro.
Outro breve parênteses: Qual é dessas séries que possuem o mesmo nome dos seus primeiros livros? Jogos Vorazes da série Jogos Vorazes. Será que a intenção era ser um livro só? Isso não afeta em nada a minha leitura, mas é só uma curiosidade. Tudo bem que na maioria das vezes é só deturpação do próprio fandom, todo aquele lance da maioria das pessoas conhecerem apenas o primeiro livro da série. Os livros de George R. R. Martin são As Crônicas de Gelo e Fogo e não “Game of Thrones”, que é o nome do primeiro livro e do seriado. Assim como o livro Eragon (que é o nome do personagem principal!) não faz parte da série Eragon, ela se chama Ciclo da Herança (porém antes era Trilogia da Herança, até que o autor viu que não daria pra contar tudo em três livros...). A Saga Crepúsculo realmente tem esse nome ou é por causa do fandom? Porque aí teríamos Crepúsculo da Saga Crepúsculo. Sem contar os Harry Potters e Ártemis Fowls que preferem só colocar um novo subtítulo. E a saga Duna, também tem esse nome por causa do primeiro livro Duna? (Resenhas do último livro de Eragon e do primeiro Duna a caminho, falando nisso!). Curioso. Enfim, paremos de divagar.
A história se passa em um futuro não muito específico, em Panem, antiga América do Norte, possivelmente apenas Estados Unidos, em um mundo pós-apocalíptico.  Esse assunto não é elaborado, mas o mundo se encontra em tal estado devido a uma série de guerras e desastres naturais. Não é muito explícito, mas Panem é possivelmente a totalidade da espécie humana que resta.
Panem divide-se em 12 Distritos e a Capital, sendo cada distrito responsável pela produção de um bem necessário, com habitantes vivendo na miséria e na fome e a Capital é onde fica a elite da sociedade e o regime totalitário comandado pelo Presidente Snow. Há cerca de 80 anos, talvez, também existia um Distrito 13 (que me faz pensar se é baseado nas treze colônias americanas ou só coincidência) que tentou se rebelar contra a Capital e, basicamente, foi completamente destruído. Como aviso para os outros distritos, Panem implantou os Jogos Vorazes, onde todo ano, um menino e uma menina entre 12 e 18 anos de cada distrito são sorteados e enviados para uma arena, que muda anualmente, onde todas os 24 jovens devem se matar até sobrar só um.
A história passa-se no 74ª Jogo Voraz, também o primeiro ano em que Pram, irmã mais nova de Katniss, irá participar do sorteio. Elas moram no 12º Distrito, responsável pela extração de carvão para a Capital. Pram é obviamente a sorteada e, devido a existência de uma regra que permite que algum jovem seja voluntário, Katniss se oferece para ir no lugar dela. O menino escolhido é Peeta, que Katniss conhece desde sua infância mas nunca realmente teve contato. Todos os escolhidos são dados a um mentor, um dos vencedores passados dos Jogos Vorazes que seja do seu distrito. No caso, Katniss e Peeta tem o alcoólatra Haymitch como seu mentor, o último e único vencedor dos Jogos Vorazes que seja do Distrito 12.
Um ponto forte do livro ou que pelo menos me agrada bastante é o tema. O nome já diz, Jogos Vorazes. O sorteio é feito no chamado Dia da Colheita. Cada participante tem o seu nome apenas uma vez na lista de sorteio, mas a cada ano que passa, seus nomes são acrescentados mais vezes. E também existe a opção de ganhar um saco de comida em troca de ter seu nome listado mais uma vez. Panem, o país, significa pão em latim. Todo esse tema de fome, também enfatizado bastante nos jogos em si, em que os maiores problemas dos participantes na arena é achar o que comer ou beber e boa parte das estratégias utilizadas se baseia em destruir as reservas de comida dos outros participantes ajuda a demonstrar como a Capital possui controle sobre os distritos: Deixando seus habitantes famintos.
Outra parte interessante da história é antes de entrarem nos jogos em si (que só começam lá pela metade do livro). Katniss recebe de uma amiga um broche de um Tordo, um pássario que, por um motivo ou outro que não me alongarei, representa uma das maiores falhas da Capital. Após irem embora do Distrito 12 Katniss e Peeta passam por uma transformação tanto de roupas como de maquiagem para ficarem apresentáveis para a Capital, onde fazem entrevistas e, em geral, vivem um breve período como celebridades. Todo esse teatro do absurdo, onde os habitantes da Capital (e até alguns dos participantes, que desde cedo treinaram para os Jogos Vorazes, os chamados Carreiristas) acompanham e vibram com toda a futilidade de um reality show. Mas nesse reality show, 23 crianças serão mortas de maneira horrível.
Já os jogos em si... Não sei. São muitos personagens e você sabe quais serão mais importantes porque o livro dá nomes pra eles. Um ou outro sem nome (ou sem apelido) pode até fazer uma gracinha, mas no máximo será só um plot point pra história seguir outros rumos. A própria narrativa também, pelo ponto de vista de Katniss, também não me agradou muito, porém mais devido ao estilo do que ao conteúdo. Os detalhes do que acontecem nos jogos são bem fortes e até um pouco inesperados para um livro Young Adult.
Agora o problema principal do livro, em minha opinião, e talvez quem esteja lendo possa querer parar de ler pois trata-se de pequenos spoilers de antes da metade do livro.
Os Jogos possuem um sistema de patrocinadores. Se você tem dinheiro, ou seja, é da Capital, e gosta de um participante. Você paga uma quantia absurda de dinheiro para os criadores dos jogos darem algo pro participante: Comida, água, etc. A maneira de atrair patrocinadores bolada por Haymitch é Peeta é “fingir” que Peeta é apaixonado por Katniss, criando basicamente uma novela para o povo da Capital torcer por eles e ajuda-los ativamente. O problema é que Peeta é claramente apaixonado por ela desde criança e Katniss não sabe e boa parte do drama do livro se baseia nisso. O que me parece... fora de lugar? Tudo bem, são adolescentes, mas é um jogo onde inevitavelmente um deve matar o outro.
Também achei mal executada a maneira como Katniss vai para os Jogos. Ok, ela vai no lugar da irmã mas é difícil simpatizar com isso. Katniss e Pram mal dialogam no pouco tempo de atenção que o livro gasta em Pram. Temos que supor que há uma linda relação entre irmãs ali, o que é bem estranho, vide que o livro gasta um pouco do seu tempo para explicar a conturbada relação que Katniss tem com sua mãe, desde a morte do seu pai. Ah é, Katniss é órfã de pai. Claro que ela é órfã.
Tenho certa suspeita de que o que enfraquece bastante o livro é a quantidade de ‘clichês’. Suzanne Collins se dá ao trabalho de dar uma cara nova pra todos eles, entretanto eles ainda estão ali. O menino que é apaixonado pela principal desde infância, a irmã pura, a principal órfã, o mentor bêbado de passado obscuro, o ditador malvado. Não me considero uma pessoa de muitas leituras, porém quando avancei um pouco na história do livro, já dava pra ver quem morreria pra motivar Katniss a participar ativamente dos jogos, todas as razões pros Plot Twists durante a competição, inclusive o último e o que parecia ter sido criado para ser o mais chocante entre eles.
Por fim, Jogos Vorazes (da série Jogos Vorazes!) é um livro razoavelmente bom para gastar seu tempo em um dia chuvoso ou numa viagem longa de ônibus. Não espere grandes revelações e não se incomode com romance num meio de assassinatos em massa e tudo ficará bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário